22 de janeiro de 2018

A Ressurreição de Lázaro - Um milagre glorioso!

O milagre da ressurreição de Lázaro traz em si um significado muito profundo para a sua vida cristã. Aprenda que analogicamente nós também somos como Lázaro, que foi ressuscitado, e a vida que agora vivemos, devemos vive-la para  Glória de Deus.

Lázaro era irmão de Marta e Maria. Este grupo familiar recepcionava Jesus com o reconhecimento da sua divindade e estabeleceu com Ele uma relação de profunda afeição. Eles se amavam com amor fraternal.

O primeiro milagre de Jesus aconteceu num ambiente familiar, na ocasião de uma festa de casamento, onde os anfitriões da festa eram amigos de Jesus. Do contrário, Jesus não teria sido convidado, juntamente com os seus discípulos. Faltou o vinho da festa, então Jesus transformou a água em vinho e devolveu a alegria para o evento. 

Agora, na ocasião do evento fúnebre de Lázaro, quando a família e os amigos choravam  copiosamente a sua morte, Jesus restaura a vida do defunto operando o milagre glorioso da ressurreição! 

Ser amigo de Jesus constrói um ambiente propicio para a manifestação da sua intervenção divina.  Muitos podem até chorar  ou se alegrar contigo, mas só Jesus pode te dar vitórias na hora da aflição.

No entanto, mesmo amigos de Jesus, alvos do seu mais profundo amor, ao contrário do que prometem algumas propostas evangelísticas atuais, nós poderemos experimentar circunstâncias adversas até ao nível de uma fatalidade.

É quando faz sentido acreditar num Deus que tem poder para realizar o impossível por nós, em nós e para nós.

Cabe então lembrar a promessa que Jesus fez à Marta no dia da ressurreição de Lázaro:

”Teu irmão vai ressuscitar”. - Jo. 11.23”.

A leitura deste texto vai te edificar profundamente, discorrendo sobre:

1 – A morte de Lázaro
2 –A ressurreição de Lázaro
3 – A ressurreição de Jesus
4 -A Glória de Deus

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO - UM MILAGRE GLORIOSO!

1 - A MORTE DE LÁZARO

A narrativa bíblica em João 11 começa informando que Lázaro estava enfermo e Jesus foi notificado da doença do amigo que amava.

As irmãs de Lázaro mandaram avisar a Jesus acerca da doença do irmão na esperança de que viesse curá-lo, mas Ele não veio socorrê-las imediatamente; ainda demorou dois dias no lugar onde estava, porque intimamente sabia que havia um propósito divino naquela situação e algo mais tremendo deveria acontecer. 

Isto ficou claro quando Ele disse:

“Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus. Para que o filho de Deus seja glorificado por ela.” – João 11.4.

É sempre difícil se deparar com a realidade da morte. A morte é a última instância da vida.

No caso desta família apresentada por João, a morte vitimou o homem da casa, a referência de autoridade, segurança e provisão.

Mas quando Deus tem um propósito em alguma situação, Ele determina um tempo para agir e aquele dia foi o dia da ressurreição de Lázaro!

A circunstância da morte de Lázaro trouxe a oportunidade para Jesus tratar sobre alguns fundamentos primordiais da fé cristã.

Num primeiro momento Ele falou com seus discípulos sobre a luz e as trevas, por conseguinte tratou com Marta e Maria sobre a ressurreição e a vida.

A – A Luz e as Trevas

Quando Jesus decidiu se dirigir até Betânia, os discípulos questionaram acerca da possibilidade de ele ser hostilizado ali. Jesus refutou o questionamento através de uma metáfora, alegando que quem anda de dia não tropeça, mas, quem anda de noite tropeça, pois não tem luz. João 11.9,10
Logo em seguida informa que Lázaro está morto.

O debate sobre a luz e as trevas faz lembrar João 1, que discursa na introdução do seu livro ensinando sobre Jesus:

“... a vida é a luz, e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram sobre ela.” – João 1.4.

Quem está morto, está em trevas,  mas o próprio Jesus disse:

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” 
João 8.12.

A lição é que as trevas encobriram a terra (Is.60.2). 
Uma terrível treva espiritual que impede as pessoas de enxergar a Deus. 
Mas em Cristo temos a luz da vida, que resplandece a glória de Deus.

B – A ressurreição e a vida

Enquanto mortos nos seus delitos e pecados, os homens estão destinados a eternidade, separados de Deus, mas o crente em Cristo é vivificado juntamente com Cristo, na sua ressurreição e passou da morte para a vida.

“Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” – Ef. 2.4,6

2–A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

Considerando a forma de Jesus, inicialmente, representar a morte de Lázaro como um sono natural, poderemos argumentar analogicamente, para dizer que todos os que estão adormecidos nos seus sentidos para a vida,sob vários aspectos, podem ser despertados através de um comando de autoridade. 

- Vem para Fora!

Sendo assim vamos tratar um pouco aqui, especificamente, sobre despertamento espiritual, pois o despertamento espiritual é uma necessidade urgente e se representa na ressurreição de Lázaro.

Despertamento é o nome que damos a obra do Espirito Santo, que tira o crente da inércia quanto a sua finalidade de ser aquilo que Deus o chamou para ser, para atuar na força da sua nova vida em Cristo.

Quando somos despertados nos deparamos com realidades que muitas vezes desconhecemos.

Jacó foi despertado do seu sono pela revelação da presença de Deus ali. Ele disse:

“O Senhor está neste lugar e eu não sabia!” - Genesis 28.16,

Constatar a presença de Deus é de suma importância para adquirir confiança em qualquer empreitada da vida. Quando Deus está presente os maiores desafios se tornam muito pequenos por causa da segurança que ele transmite. Eu sempre paro um pouco antes de qualquer decisão pra buscar a paz da presença de Deus e me sentir seguro.

Sansão por sua vez foi despertado para uma triste realidade. Ele quebrou sua aliança com Deus. Ele foi dominado pela lisonja de uma mulher ímpia que o fez adormecer para que seus inimigos o amarrassem fortemente.

Quando ele despertou do seu sono em Juízes 16.20, exclamou: - Sairei e me livrarei! Mas o Senhor havia se afastado dele.

É muito perigoso viver sem a presença de Deus. Devemos ter o cuidado de a cada dia renovar nossa aliança pra não sermos pegos nas armadilhas do inimigo.

O apóstolo Paulo escreveu acerca disto dizendo:

“... é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” - Romanos 13.11.

Jesus foi a Betânia operar a ressurreição de Lázaro. O Espirito Santo através dos séculos, na forma de continuar a obra que Jesus Cristo começou, tem ressuscitado muitas vidas para Deus. Mas em razão dos ataques do inimigo, das nossas muitas ocupações ou até mesmo negligências, nos afastamos do propósito da fé e dormimos como os demais.

Mas, hoje o amor de Deus soa forte aos nossos corações na expressão de Paulo dizendo:

“Desperta tu que dormes, e levanta de entre os mortos, e Cristo te esclarecerá!” - Efésios 5.14

3 – A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Não posso atribuir grau de importância aos milagres de Jesus, João 20.30 diz que eles foram realizados para fazer acreditar que Ele é o Filho de Deus. Mas, a ressurreição de Lázaro foi determinante porque pontuou um momento ímpar da sua missão. A partir deste momento, os sacerdotes resolveram matá-lo.

Morrer era necessário para fazer cumprir o projeto de Deus de constitui-lo Príncipe e Salvador dos povos. Portanto, considero a ressurreição de Lázaro, um ato profético que aponta inicialmente para vitória de Cristo sobre a morte.

A morte entrou no mundo por causa do pecado de desobediência de Adão lá no Jardim do Éden. E a missão de Jesus era confrontá-la no seu território de autoridade; o que o fez quando depois de morrer na cruz, desceu às partes baixas da terra,tomou nas mãos as chaves da morte e do inferno e ressurgiu vitorioso investido de todo o Poder no céu e na terra.

A ressurreição de Jesus tornou possível ao homem morto nos seus delitos e pecados ser regenerado numa nova vida para Deus.

O apóstolo Paulo ensina que a ressurreição de Jesus ampara e dá legalidade à nossa fé. (I Cor. 15)

Considerando-se o maior dos pecadores dá o testemunho de sua experiência pessoal e declara viver a sua nova vida na fé do Filho de Deus. (Gl 2.20b)

A fé na ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da mensagem cristã. A ressurreição de Jesus torna possível que você e eu, recebamos o dom da vida espiritual por intermédio da graça de Deus, que nos alcança e restaura o nosso relacionamento com Ele.

4 -A GLÓRIA DE DEUS

A palavra glória, seja no antigo ou no Novo Testamento, refere-se à excelência da pessoa de Deus. Seus grandes atos e aos muitos aspectos da sua bondade para com seu povo.

É da vontade de Deus se envolver em todos os aspectos das nossas vidas, inclusive em nossas tribulações. Sua promessa é que Ele vai processar todas as coisas visando o nosso bem e com isso Ele glorificará a si mesmo.
“Se creres verás a glória de Deus!” – João 11

Quando Jesus disse aos discípulos que a enfermidade de Lázaro era para a Glória de Deus, Ele quis dizer que naquele cenário, o efeito do milagre promoveria a certeza nos corações da sua divindade.
Tal como aconteceu no dia da ressurreição de Lázaro, Deus é glorificado quando cremos que Jesus Cristo é o seu Filho Amado!

Concluímos que a ressurreição de Lázaro é um milagre glorioso, não por sua característica espetacular, mas por concorrer para que as pessoas acreditassem nele, corroborando assim, o ministério de Jesus e promovendo a sua glória que, por conseguinte glorifica ao Pai.

Todos os que acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o reconhecem como Salvador pessoal, são submetidos ao processo de vivificação, e podem se declarar um "Lázaro, para a Glória de Deus".

Ou seja, alguém que esteve morto e foi submetido ao agir sobrenatural de Deus e retornou à vida, renovado no propósito de ser e fazer, tudo que honre e glorifique a Deus.

E você?! Já vive para Deus?


Você acha que esta mensagem pode trazer enlevo espiritual para os teus melhores amigos?
Compartilhe com eles!
Tenha também, em primeiríssima mão, as atualizações deste site. Inscreva o teu e-mail atual. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentário!