9 de maio de 2021

Tende Bom Ânimo

As aflições do tempo presente tem sido um desafio de difícil superação para um grande número de pessoas. Haja visto o aumento significativo dos casos de depressão ansiedaderelatado pelos profissionais de saúde da mente e do coração. 

Mas, como conseguir o equilíbrio e manter a paz em dias tão perturbadores?

Na ocasião da última ceia, Jesus se reuniu com os seus discípulos para lhes informar sobre sua partida deste mundo. Como se não bastasse a despedida ser algo sempre muito doloroso, Jesus ainda informa acerca de todo o sofrimento pelo qual deveria passar culminando com sua morte de cruz.

Os discípulos se abateram muito pois era impossível pensar que o Filho de Deus pudesse passar por tamanha humilhação. Depois de tudo que Jesus operou diante deles, saber de sua partida naquelas condições era profundamente angustiante, pois transformava a concepção de mundo deles numa realidade totalmente inesperada.

Sabendo disto, Jesus passou a lhes confortar com a promessa de um outro consolador, para que eles se lembrassem de tudo o que aprenderam do Mestre e assim pudessem superar os dias difíceis que estavam por vir.

As vezes a nossa concepção de mundo ideal é perturbada por interferências que fogem do nosso controle e prejudicam a nossa paz. Mas, estar no mundo e passar por problemas diversos, é inevitável; seja problemas de natureza física, material ou emocional. O mundo ficou prejudicado por causa do pecado que possibilitou a presença de tantos males. ( I Jo. 5.19).

Desde o capítulo 13 do Evangelho de João, Jesus preparou os discípulos acerca destas verdade. Ele disse:

1 - Vocês irão sofrer o ódio do mundo - Jo. 15.18,19

2 - As pessoas irão desejar a vossa morte - Jo.16.2

3 - Vocês irão sofrer em angústia e tristeza - Jo.16.20

4 - No mundo tereis aflições - Jo.16.33

Sendo assim é imperioso encontrar a serenidade nas palavras de Jesus para mediante os dias adversos preservar a calma. Por isso que Jesus preparou o coração dos discípulos acerca de tudo o que eles haveriam de sofrer assegurando que dizia isto para que Nele eles encontrassem a Paz.

TENDE BOM ÂNIMO!

A maioria das pessoas buscam a paz no cessar das guerras, numa vida financeira estável, na harmonia da família, enfim, na ordem regular das coisas. No entanto, já ficou claro que nem sempre isto será possível. Na verdade a paz é um estado de quietude interior, apesar do caos que possa existir ao redor. Portanto, convém considerar as palavras de Jesus em João 16.33: "Tenho vos dito isto para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

A primeira receita a ser seguida é a obediência a recomendação expressa neste versículo; ou seja : "Tenham bom ânimo". 

As aflições da vida produzem um intenso desconforto emocional, a ponto de nos deixar muito desanimados. Mas é possível superar e seguir em frente se dermos atenção as palavras de Jesus que nos previne das circunstâncias difíceis que encontraremos no mundo. 
Portanto, admitir que nem tudo será flores já nos coloca em situação de vantagem e então podemos nos afirmar na vitória do próprio Cristo para acreditarmos que Nele, também seremos mais que vencedores. Nesta convicção consiste a nossa Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentário!